Valor da pensão alimentícia em 2025
- joseelanioadv
- 2 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jan.
Como acontece todos os anos, o valor do salário mínimo aumentou em 2025, confira a atualização dos valores de pensão alímentícia.
O valor do salário mínimo para 2025 já foi confirmado e será de R$ 1.518,00. Essa informação é importante para os cálculos da pensão alimentícia, já que muitos pagamentos utilizam o percentual do salário mínimo como referência.
A seguir está os valores mais comuns fixados em ação de alimentos:

Caso o percentual estabelecido para a pensão não esteja em na tabela acima, existem duas formas simples de calcular.
A primeira é pesquisar no Google por "calcular porcentagem" e inserir os valores.


A segunda é fazer o cálculo manualmente na calculadora. Para isso, basta digitar o valor do salário mínimo, (1518), multiplicar (x) pela porcentagem pretendida, por exemplo: digitar (33) e pressionar o ícone de porcentagem (%), depois só clicar para calcular. O resultado será o valor mensal da pensão.

Com essa metodologia, você pode calcular qualquer porcentagem de forma rápida e simples.
O que fazer se o pai não pagar ou ajustar o valor correto para 2025?
A primeira medida a tomar é notificar o alimentante (quem paga a pensão). Em muitos casos, o erro ocorre por desconhecimento do reajuste no salário mínimo. Caso, mesmo após a notificação, o genitor não ajuste o valor em até 3 meses, é possível promover uma cobrança judicial do valor devido.
Vale lembrar que o valor acumulado pode ser cobrado independentemente do montante. Por exemplo, se o genitor deixou de pagar R$ 50,00 por mês, esse valor também pode ser pleiteado judicialmente. Na maioria das vezes, uma ação judicial estimula o pagamento do valor atrasado e corrige a situação de forma mais eficiente.
Se você é devedor de alimentos, fique atento ao reajuste do valor, pois o não pagamento do valor correto, como anteriormente abordado, pode gerar um processo de cobrança sob rito de prisão cível.
Fique atento(a) às atualizações sobre o salário mínimo, analise o valor da pensão alimentícia em 2025 e procure orientação jurídica caso encontre dificuldades para receber o valor correto da pensão alimentícia.





Comentários